ESTRUTURA FINANCIADA POR

logo_rodape_dgartes_branco.png

COMPANHIA RESIDENTE

logo_rodape_teatro_viriato_branco.png

PARCEIRO

CONTACTOS

Teatro Viriato 

Largo Mouzinho de Albuquerque 
3500-160 VISEU, PORTUGAL


T. 232 480 110 

M. geral@pauloribeiro.com

SIGA-NOS

  • mail_send_branco_new
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Vimeo - White Circle
antena2.png
 

companhia

ANTÓNIO CABRITA

SÃO CASTRO

missão

A Companhia Paulo Ribeiro é uma companhia portuguesa de dança contemporânea, com um repertório próprio, maioritariamente assinado pelo coreógrafo Paulo Ribeiro, mas também por outros criadores convidados.

Em residência no Teatro Viriato, desenvolve a partir daí a sua atividade de pesquisa, de criação, de produção e de circulação de espetáculos, mas também de formação na área da Dança.

direção artística

antonio_cabrita_credito_sc.jpg
SC_Credito_ac.jpg
 

Licenciado pela Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa (2008), António Cabrita fez também formação na Escola de Dança do Conser- vatório Nacional (2000) e estudou Dança no Joffrey Ballet School, Nova Ior- que (2001). Paralelamente à sua formação em Dança, fez o curso de Cinema da New York Film Academy (2001) e o curso de Criatividade Publicitária da Restart, Lisboa (2004). (...)

São Castro iniciou a sua formação em dança no Balleteatro Escola Pro s- sional de Dança e de Teatro do Porto (1995-1998). Em 2002 concluiu a sua licenciatura em Dança pela Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, tendo sido distinguida - por esta instituição de ensino - com a Me- dalha de Prata de Valor e Distinção (2016). (...)

António Cabrita

direção artística

geral(at)pauloribeiro.com

São Castro

direção artística

geral(at)pauloribeiro.com

Sandra Correia

(+)

gestão administrativa e financeira

sandra.correia(at)pauloribeiro.com

 
 

historial

Criada em 1995, a Companhia Paulo Ribeiro é uma companhia portuguesa de dança contemporânea, com um repertório próprio de peças, maioritariamente, criado por Paulo Ribeiro, seu homónimo, fundador e um dos coreógrafos que esteve na origem do movimento artístico intitulado Nova Dança Portuguesa (tendo recebido vários prémios nacionais e internacionais); mas também por outros criadores convidados. Estrutura residente no Teatro Viriato desde 1998, é a partir daí que desenvolve a sua atividade de pesquisa, de criação, de produção, de difusão e de formação em dança contemporânea. Atualmente, é dirigida pelos bailarinos e coreógrafos António Cabrita e São Castro.

A par da implementação do projeto artístico do Teatro Viriato em 1998; em 2005, a Companhia Paulo Ribeiro foi também responsável pela criação da escola de dança Lugar Presente (Viseu) com Ensino Artístico especializado em dança.

Com um repertório de mais de 30 produções, a Companhia Paulo Ribeiro é uma das mais reconhecidas companhias de dança contemporânea portuguesas.

 

Além dos principais eixos de atividade, a Companhia Paulo Ribeiro tem ainda promovido a edição. Em 2005 foi lançado o livro Corpo de Cordas, da autoria de Cláudia Galhós, uma edição comemorativa dos 10 anos de existência da Companhia; e em 2015 foi a vez de Uma Coisa Concreta, um livro coordenado por Tiago Bartolomeu Costa, que reúne um conjunto de textos de Isabel Lucas, Luísa Roubaud, Maria de Assis, Mónica Guerreiro e Paula Varanda.

Paulo Ribeiro

A Companhia Paulo Ribeiro foi fundada em 1995, na sequência de vários anos de trabalho do coreógrafo Paulo Ribeiro junto de algumas das mais prestigiadas companhias europeias. Um dos coreógrafos que esteve na origem do movimento artístico intitulado Nova Dança Portuguesa, Paulo Ribeiro foi diretor artístico da sua própria companhia até novembro de 2016, assim como diretor geral e de programação do Teatro Viriato, desde 1999, com um interregno entre 2003 e 2006. Recentemente, deixou ambos os lugares para assumir a direção artística da Companhia Nacional de Bailado até julho de 2018.