top of page

companhia

VINTE E CINCO ANOS DA COMPANHIA PAULO RIBEIRO

É muito reconfortante sermos surpreendidos pela força do tempo.

 

É a maior recompensa de sentir que o tempo sério, o tempo desinteressado, esculpiu uma obra maior, muito maior do que aquela que foi idealizada.

 

A Companhia Paulo Ribeiro que celebra em 2020 vinte cinco anos de existência, nasceu para dar sentido a uma linguagem coreográfica de autor. Rapidamente obteve um reconhecimento maior que a levou a percorrer meio mundo. Nunca fomos ao Oriente.... Em Portugal, nessa altura também não havia Oriente, circulávamos entre Lisboa e o Porto.

 

Para além de enorme presença internacional e do reconhecimento artístico nacional, imbuídos de um sentido maior de serviço público, lançámo-nos como pioneiros na ideia e na concretização da descentralização. Mudámos uma região, uma cidade, criámos estruturas que se tornaram maiores do que nós. Sensibilizámos e formámos pessoas nas diversas áreas das artes cénicas. A dimensão da Companhia foi sempre de cultivar, abrir caminho para que as coisas aconteçam, mantendo-se porém numa certa retaguarda que lhe permitiu observar com distância e manter o cerne, manter a coerência e a integridade.

 

Vinte e cinco anos de uma estrutura multiplicadora que em termos artísticos amadureceu, mas não perdeu inquietação nem jovialidade. Como disse um programador Francês é “espiègle”. Vinte e cinco anos de muitas obras que apesar de uma assinatura forte não se repetem e todas convocam o público a quem se destinam.

 

Vinte e cinco anos em que o mote principal foi e é o de praticar a generosidade, a atenção para com o próximo, a valorização dos artistas, dos técnicos, dos produtores e do público para quem trabalhamos.

 

Vinte e cinco anos a defender as boas práticas e a resistir a muitas intempéries.

 

Festejamos este tempo com orgulho de termos feito muito, mas também com a consciência de que há ainda muito para fazer. Esta inquietação continua a guiar a nossa vocação multiplicadora com o desenvolvimento de projectos estruturantes em duas cidades distintas. A responsabilidade de quem faz bem é a de fazer sempre melhor.

 

Paulo Ribeiro

missão
home_site_segunda_loule.jpg

missão

A Companhia Paulo Ribeiro é uma companhia portuguesa de dança contemporânea de autor que se dedica à pesquisa, criação, produção e de circulação de espetáculos, mas também à formação na área da Dança. 

Paulo Ribeiro

Direção

Pedro Jordão

Coordenação Geral

geral(at)pauloribeiro.com

Rita Monteiro

Produção Executiva

producao(at)pauloribeiro.com 

Patrícia Cuan

Comunicação e Imprensa

comunicacao(at)pauloribeiro.com 

equipa
historial

historial

A Companhia Paulo Ribeiro é uma das principais companhias de dança contemporânea portuguesa, com reconhecimento artístico nacional e internacional.

Fundada em 1995 por Paulo Ribeiro, um dos principais rostos do movimento transformador Nova Dança Portuguesa, surgiu na sequência de vários anos de trabalho junto de algumas das mais prestigiadas companhias europeias e para dar espaço à sua voz artística. 

Ao longo destes trinta anos, a obra plural da companhia marcou presença regular nas principais salas de espetáculo nacionais, bem como por toda a Europa, Brasil e Estados Unidos da América. Um percurso que convoca cerca de 40 produções e cuja linguagem contemporânea tem sido reconhecida com alguns dos mais importantes prémios nacionais e estrangeiros na área da dança, e documentada em dois livros: "Corpo de Cordas" (Assírio & Alvim, 2005), de Cláudia Galhós, e "Uma Coisa Concreta" (CPR, 2015), coordenado por Tiago Bartolomeu Costa. 

Entre 1998 e 2022, a Companhia fixou-se no Teatro Viriato, em Viseu, cujo projeto criou e implementou e que Paulo Ribeiro dirigiu durante quase duas décadas. 

Paralelamente, a companhia tem sido responsável por um importante projeto de formação e produção de acções educativas para o público escolar na área da dança.

Em Janeiro de 2022, o coreógrafo regressou à direcção artística da companhia e, a partir de 2023, a estrutura passa a estar sediada em Cascais, para dar continuidade à sua missão de pesquisa, criação artística e circulação de espectáculos, bem como de formação e programação com ligação à comunidade local e às suas instituições.

A Companhia Paulo Ribeiro será ainda companhia associada de Coimbra e, no futuro, de outros pontos do território nacional, com o objectivo de desenvolver uma rede de Cidades da Dança.

Paulo Ribeiro

A Companhia Paulo Ribeiro foi fundada em 1995, na sequência de vários anos de trabalho do coreógrafo Paulo Ribeiro junto de algumas das mais prestigiadas companhias europeias. Em 1998, Paulo Ribeiro, um dos coreógrafos que esteve na origem do movimento artístico intitulado Nova Dança Portuguesa, Paulo Ribeiro foi ainda diretor geral e de programação do Teatro Viriato, mantendo-se no cargo até 2016, data em que saiu para assumir a direcção artística da Companhia Nacional de Bailado, a convite do Ministério da Cultura. Em 2019, lançou o projecto Casa da Dança, em Almada e, três anos depois, regressou à direcção artística da sua companhia. Em 2023, o coreógrafo e a companhia iniciam um novo capítulo em Cascais, onde passam a estar sediados, para dar continuidade ao trabalho de pesquisa, de criação, de produção, de difusão e de formação em dança contemporânea.

paulo ribeiro
bottom of page