formação
Online || via Zoom
Masterclass
Repertório de
Alexander Ekman
com Ève-Marie Dalcourt
17 ABRIL’21
sáb 10h30 às 13h00
inscrições até dia 25 de fevereiro
através
público-alvo Estudantes e profissionais da área da dança e não-profissionais com experiência em dança
lotação limitada 30 participantes
preço 5€
O programa de masterclasses online da Companhia Paulo Ribeiro continua em 2021 e, ainda este mês, a 27 de fevereiro, acolhe Ève-Marie Dalcourt que trará para este encontro, através da plataforma Zoom, o repertório do aclamado coreógrafo sueco Alexander Ekman, a partir das suas obras “Cacti” e “Fit”.
Ève-Marie Dalcourt refere que experiênciar o trabalho de Ekman contribui para uma conexão com a loucura e paixão interiores de cada indivíduo, explorando conceitos de jogo, curiosidade e unidade. Segundo a artista o entusiasmo e a criatividade podem ser
encontrados em tudo, o segredo é encontrar a chave para que essas possibilidades se revelem.
Nesta masterclass, tanto estudantes e profissionais da área da dança como não-profissionais com experiência em dança poderão juntar-se a nós para partilhar essa experiência.
Biografia
Ève-Marie é uma artista multifacetada de Montreal, Canadá. Foi bailarina do Nederlands Dans Theatre II durante três anos, tendo apresentado, um pouco por todo o mundo, obras de Alexander Ekman, Leon & Lightfoot, Marco Geocke, Juliano Nunes, Iohan Inger e Felix Landerer.
Com vontade de apoiar novas iniciativas e vozes artísticas, decidiu tornar-se artista freelance em 2019, uma mudança que lhe permitiu participar em diversas produções, nomeadamente, com o Korzo Theater, Klever Dance Creatives, Metamorphosis Dance e a Nunes Dance Company. O seu entusiasmo e grande desejo de partilhar a sua experiência também a levaram a lecionar workshops no Japão, México, Itália e Haia. Teve ainda a oportunidade de se juntar à equipa de Alexander Ekman, sendo nomeada ensaiadora da sua obra-prima "Cacti", no Royal Swedish Ballet.
NOVA DATA
17 ABRIL
PROJETO
JOVENS BAILARINOS
coreógrafa convidada Tânia Carvalho
Produção Companhia Paulo Ribeiro
27 JUNHO'2021 · ESTREIA
para Instituições de Ensino de Dança
(jovens bailarinos entre os 16 e os 18 anos)
Dirigido a instituições de ensino de dança, o “Projeto Jovens Bailarinos” visa proporcionar uma oportunidade dos seus alunos, com idades entre os 16 e os 18 anos, experienciarem um processo de criação em dança, em contexto pré-profissional, usufruindo de todas as condições artísticas, técnicas e de produção.
Depois de uma primeira edição com São Castro e António M Cabrita, diretores artísticos da Companhia Paulo Ribeiro, esta edição do “Projeto Jovens Bailarinos” terá a direção coreográfica da reconhecida coreógrafa Tânia Carvalho.
O projeto prevê a criação de um espetáculo para 6 jovens bailarinos de várias instituições de ensino de dança a nível nacional, que serão selecionados através de uma audição, sendo fundamental para a escolha que reúnam as competências técnicas e artísticas que o projeto exige. Os ensaios decorrerão durante os fins-de-semana dos meses de maio e junho e a apresentação final desta edição acontece a 27 de junho de 2021 no Teatro Viriato.
Paralelamente, será realizado um filme-documentário sobre o processo de criação a ser apresentado na estreia do espetáculo.
Os alunos não se podem candidatar individualmente, sendo a candidatura da responsabilidade da instituição de ensino de dança que o jovem bailarino frequenta. Cada instituição pode candidatar até 2 alunos, através do preenchimento do formulário de candidatura e o envio do mesmo para: audicao@pauloribeiro.com. As candidaturas poderão ser feitas até 28 de fevereiro e a audição decorrerá no dia 13 de março (sob confirmação, mediante desenvolvimento da situação pandémica no país).
Todas as despesas de transporte, alojamento e refeições durante o processo de criação e datas de apresentação serão asseguradas pela Companhia Paulo Ribeiro, aos 6 jovens bailarinos selecionados para o projeto.
Este espetáculo tem o apoio da
Câmara Municipal de Viseu através do programa Viseu Cultura