LAST at home
2020
7 min. || m/ 6 anos
Realização e coreografia São Castro e António M Cabrita
Edição São Castro
Direção de arte António M Cabrita
Interpretação Ana Moreno, Ester Gonçalves, Guilherme Leal,
Miguel Santos, Rosana Ribeiro e Laura Abel (2º cast)
Música Ludwig van Beethoven
- The Late String Quartets, String Quartet nº 12 ( I. Maestoso-Allegro)
Interpretação musical Quarteto de Cordas de Matosinhos
Produção Companhia Paulo Ribeiro
Agradecimentos Beatriz Gonçalves, Danny Rico, Gil,
Maria João Costa, Pedro Rebocho e Sónia Morgado
sinopse
LAST at home surge num momento fervilhante de ideias e de questionamento em tempos estranhos e desafiantes, marcados pela vontade de continuar a produção e a partilha artística, resgatando a peça LAST da interrupção da itinerância a que se viu obrigada.
Não existindo alternativa ao encontro com o público, senão através dos meios digitais, altera-se inevitavelmente o conceito de público e também de apresentação – perdendo-se a beleza efémera e arrebatadora de uma emoção revelada perante olhares testemunhas de um propósito comum – mas acreditando que diferentes aproximações podem gerar novas ligações.
Neste contexto, desafiámos o elenco desta peça para uma (re)criação feita à medida dos tempos que vivemos. Usando os movimentos coreografados - e que estão impressos nos corpos dos bailarinos, essa matéria que os liga mesmo à distancia - não havendo relação entre o grupo mas criando o grupo essa relação entre si, estabeleceu-se o mote para dar origem a este LAST at home. E mais uma vez, a nós coube a função de os sintonizar e editar, recriando a ligação entre corpos distantes, acompanhados pela música de Beethoven interpretada pelo Quarteto de Cordas de Matosinhos, cuja presença, no palco, é visível.
Respeitando este momento em que o artista faz da sua casa o palco e convida o público a fazer da sua casa a plateia, abrimos portas e janelas para que assistam neste Dia Mundial da Dança, ao que o convidamos a vir assistir num reencontro futuro, porque o que fazemos não tem outra forma de ser e estar, integralmente promovido pela mais bonita atividade humana: a de estar em relação com o outro.
São Castro António M Cabrita
Disponível em